sexta-feira, 20 de abril de 2018

Aconteceu nesta Quinta (19) pela manhã, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, o Dia da Mandioca.

Aconteceu nesta Quinta (19) pela manhã, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, o Dia da Mandioca.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (Setaf) e a Prefeitura Municipal de Nazaré promoveram o evento com o objetivo de exaltar as inúmeras possibilidades de uso da mandioca na alimentação humana e animal, assim como sua utilização na produção industrial.
A programação contou com a palestra “Mandioca, a raiz do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta e com a exibição do documentário “Mandioca – Raiz Brasileira”, produzido pelo jornalista Zezão Castro e com a exposição de derivados da mandioca, de produtos processados como azeite, licor, mel e carne de fumeiro produzidos por agricultores de Nazaré, São Felipe (BA) e Maragogipe (BA).

De grande importância para a agricultura familiar e desenvolvimento econômico do município, esta foi a primeira vez que o evento, realizado desde 2007, aconteceu fora da Embrapa. Segundo Motta, “Nazaré foi escolhida para sediar o evento devido ao seu pioneirismo em convergir a farinha de mandioca dos sertões para Salvador, o que a colocou em papel de destaque entre as outras cidades do estado."
A Prefeitura de Nazaré, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), a Universidade Federal da Bahia, e em parceria com os produtores das casas de farinha, estão trabalhando para garantir o selo de Indicação de Procedência Geográfica da farinha de copioba à região.
O governo "Uma Nova História de Trabalho" não para: investe em todas as oportunidades e persegue o desenvolvimento econômico do município de Nazaré de maneira louvável. Passo a passo chegaremos ao futuro almejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário