quarta-feira, 1 de agosto de 2018

MEDALHA MÃE STELLA DE OXÓSSI: SÍMBOLO DA VALORIZAÇÃO DA MULHER NEGRA E DA LUTA CONTRA O RACISMO.


O Salão Nobre da Câmara de Vereadores foi palco, hoje pela manhã (31), da homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, que tem por objetivo reafirmar a identidade, a história e a luta das mulheres negras brasileiras.
Por meio de homenagem a Mãe Stella de Oxossi, Yalorixá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, ocorreu a entrega de medalhas, que leva o nome da lider religiosa, às mulheres negras nazarenas de destaque em nossa sociedade.
Após contar a belíssima história de vida desta integrante da Academia Baiana de Letras e mãe de santo mais conhecida do mundo, iniciou-se a entrega das medalhas a vinte e duas mulheres nazarenas, que exercem papel de liderança em suas áreas de atuação, principalmente no campo da religião africana, mas também em outras áreas importantes, tais como comércio, educação, saúde, direito, jornalismo, serviço público, mídias sociais e beleza.
Mãe Stella acompanhou boa parte do evento, transmitindo paz e alegria, com sua presença iluminada e ao mesmo tempo serena, tendo recebido o carinho de todos os que lá se fizeram presentes para prestigiá-la.
Houve, também, apresentações culturais de música e teatro pelo grupo de capoeira Mestres do Amanhã; discurso da Dra. Patrícia Pinheiro, idealizadora do evento, bem como pronunciamento da Prefeita Eunice Soares Barreto Peixoto.
Reconhecer a importância da luta contra a desigualdade racial e o valor da mulher negra para a construção de uma sociedade nazarena mais justa e solidária é dever de qualquer governo, embora se saiba que o governo Uma Nova História de Trabalho inicia esta prática, a qual pretende deixar como legado aos futuros governos.
(ASCOM NAZARÉ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário