SÃO ROQUE, ROGAI POR NAZARÉ.
Este ano, mais do que nunca, se faz necessária a procissão do Glorioso São Roque, tendo em vista que Nazaré e o Brasil entraram num processo de mudança que requer a cura dos antigos males fisicos, éticos e morais.
A população, desde as primeiras horas da manhã de hoje (16), clamam sem cessar ao Glorioso São Roque, pela sua intercessão em favor de nossa Terra Morena. Tal clamor se estenderá ao longo do dia, entrando pela noite, com a voz embargada de grande fé e devoção.
Esta é a tão esperada procissão de São Roque. O povo nazareno caminha, com os pés descalços, por todos os bairros da cidade, guiado pela imagem do Santo, esparramando bênçãos pelo trajeto, as quais atravessam as janelas e vão cobrir os necessitados e doentes nas suas próprias camas.
O cortejo foi aberto pela missa da manhã e será encerrado, à noite, por outra celebração da eucaristia. Entre uma missa e a outra a procissão transcorre numa demonstração de que tudo tem origem em Deus e caminha para Ele.
Como ensinou o mestre Lamartine Augusto, no seu importante livro "Porta do Sertão", no ano de 1855 o Estado da Bahia, e por consequência Nazaré, foi atingido por uma grandiosa epidemia de cólera, que causou enorme mortandade. Então, como pedido de misericórdia do povo sofredor, foi trazida do Paraguassu a imagem do Glorioso São Roque, que percorrendo a cidade em procissão, extinguiu o mal em todas as ruas. Acredita-se que é daí que advém este percurso enorme, que dura o dia todo, seguindo por praticamente todas as ruas da cidade, com o povo percorrendo a pé em gesto de penitência.
A Prefeitura de Nazaré tem a honra de apoiar a realização do festejo, assim como já apoiou outros eventos religiosos decorrentes da riquíssima diversidade de crenças e cultos de nossa população.
(ASCOM NAZARÉ)
#Fotografia: André Borba




Nenhum comentário:
Postar um comentário